Radio Planeta Rei

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

TEIXEIRA DE LUTO: Morre Dona Maria de José Elias, mãe do ex-prefeito Elenildo Queiroz


Faleceu agora à noite, a mãe do ex-prefeito de Teixeira José Elenildo Queiroz e do atual candidato a vice-prefeito Deci Queiroz da Coligação Dignidade Não Tem Preço. 

Dona Maria de José Elias, como era conhecida, foi  um exemplo de mulher trabalhadora e dedicada à família. Que Deus acolha a sua alma no reino preparado para os justos!

Estamos tristes e abalados com esse lamentável acontecimento e externamos a todos os seus familiares votos de profundo pesar.

Ibope: Haddad, 16%, aproxima-se de Serra, 20%


Saíram do forno novos números do Ibope sobre a disputa de São Paulo. O ex-azarão Celso Russomanno (PRB) mantem-se no topo da pesquisa, com 31%. Bem abaixo, José Serra (PSDB), com 20%, e Fernando Haddad, com 16%, medem forcas pela segunda colocação.

Como a margem de erro da pesquisa é de três pontos –para o alto ou para cima— Serra pode ter de 17% a 23%. E Haddad, de 13% a 19%. Significa dizer que a dupla encontra-se tecnicamente empatada.

Na véspera, o Datafolha divulgara números próximos. Atribuíra a Russomanno os mesmos 31% captados pelo Ibope. A Serra, 22% e a Haddad, 14%. Também nessa sondagem, a margem de erro é de três pontos.

Ouvido antes da veiculação das pesquisas Serra atribuiu a crescente rejeição que inspira no eleitorado ao fato de os opositores martelarem que, se eleito, abandonará novamente a prefeitura, como fez em 2006.

“…Isso está sendo explorado pelos adversários. Como eles não têm muito a dizer a meu respeito, ficam batendo na questão da saída da prefeitura, dizendo que vou sair de novo, para ser candidato a presidente ou governador.”

A parcela do eleitorado que torce o nariz para Serra foi de 38% para 43%, segundo o Datafolha. A suspeita de nova deserção decerto ajuda a compor a encrenca. Mas rejeição desse tamanho parece insinuar algo mais profundo. Serra talvez seja vítima de um fenômeno que os aviadores chamam de “fadiga de material.”

Blog do Josias 

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Senador Cássio Cunha Lima faz comícios nesta sexta-feira em Cacimbas, Desterro e Taperoá. Teixeira não está na agenda


O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) cumpre uma extensa agenda política  no final de semana. Nesta sexta-feira (31) ele estará nos municípios de Cacimbas, Desterro e Taperoá. 

Em Desterro, Cássio participará do comício da candidata do PSB Rosângela Leite; no município de Cacimbas, levará o seu apoio ao candidato socialista Léo (filho de Geraldo Terto); em Taperoá, participará de um evento da coligação que apoia a candidatura de Socorro Farias (PSB).

No sábado, Cássio inicia as atividades políticas por Riachão onde participa de comício em apoio à candidatura de Fábio Moura (PTB). Logo após é a vez de Belém, que tem como candidato Tarcisio Marcelo (PSB), promover um grande comício. Depois o senador segue para Pirpiritura onde será recepcionado pelo candidato Rinaldo Guedes (PSB) que o conduzirá para um comício. 

Embora esteja visitando municípios vizinhos, não existe na agenda da maior liderança do tucanato paraibano nenhum compromisso marcado  para a cidade de Teixeira. 

Assessor de Rômulo Gouveia diz que Ricardo Coutinho irá a Matureia prestar apoio à candidatura de Chico Mané

Na tarde de ontem, recebemos a ligação de um assessor do vice-governador do estado da Paraíba Rômulo Gouveia. Ele nos informou que, nos próximos dias, o governador Ricardo Coutinho irá a Matureia para participar de um evento em prol do candidato a prefeito Chico Mané do PSD. 

Segundo o assessor, o governador teria feito a seguinte afirmação: “Se a vitória de Chico Mané depender da minha ida a Matureia, ele pode encomendar o paletó para posse”.

Multidão vai ao enterro da galinha


Nem nas missões de Frei Damião viu-se tanta gente como se viu hoje em Patos no enterrno de Rafinha, a galinha de estimação roubada por um viciado em crack e depois encontrada morta por depressão. Lágrimas, soluços e até encomendação de corpo houve, sem falar no enterro decente no principal cemitério da cidade, o São Miguel. Até o prefeito deu as caras, conta-me Sales Fernandes, o mais antenado repórter radiofônico do Estado. Dona Genecira de Oliveira, dona de Rafinha, não cabia em si de tristeza. Teme-se que seja acometida da mesma doença da galinha e venha a padecer de depressão também. O certo é que o negócio repercutiu tanto que até a equipe do Panico na TV, da Band, se prepara para ir a Patos entrevistar a inditosa senhora.

Tião Lucena

O paulistano dá sinais de que cansou de Serra


Nove entre 10 especialistas em pesquisas de intenção de voto duvidam que José Serra, candidato do PSDB a prefeito de São Paulo, seja capaz de se recuperar e vencer a eleição de outubro próximo. Salvo se seus adversários cometerem graves erros.

Eleição é como uma montanha. Se você começa a escala-la com regularidade tem chances de chegar lá em cima. Ou pelo menos perto do topo.

Mas se você está perto do topo e começa a cair, a cair, dificilmente inverte a rota.

Pode até estancar em determinado patamar. Mas voltar a subir e atingir o topo antes dos outros, esqueça.

As mais recentes pesquisas indicam que Serra está montanha abaixo. Russomanno se mantém mais ou menos onde sempre esteve. E Haddad, candidato do PT, cresce.

O PT sempre contou com algo como 30% dos votos da capital paulista. Haddad, portanto, tem espaço para crescer. Se ele disputar o segundo turno com Russomanno, atrairá parte dos votos de Serra.

O contrário é verdade. Ou seria verdade. Para tentar derrotar Russomano, Serra atrairia votos do PT.

A renúncia à prefeitura de São Paulo para concorrer ao governo parece estar custando mais caro a Serra do que ele imaginava.

De resto, ele incorre em erros comuns a campanhas anteriores.

Um deles: Serra - e mais  ninguém - manda na campanha. Todo o poder está concentrado em suas mãos - e parte nas mãos do seu marqueteiro, Luiz Gonzales.

Para vencer ou perder, Gonzalez dá a impressão de só dispor de um único modelo de campanha. Com ele foi capaz de eleger Kassab prefeito. Com ele elegeu Serra governador. Com ele já perdeu muitas eleições.

O paulistano emite fortes sinais de que cansou de Serra.

Quem já elegeu Jânio Quadros, Paulo Maluf e Celso Pitta pode acabar elegendo Russomano.

Blog do Noblat

Datafolha: Russomanno 31%, Serra 22%, Haddad 14%

Datafolha: Russomanno 31%, Serra 22%, Haddad 14%
ENQUANTO CELSO RUSSOMANNO MANTÉM A LIDERANÇA COM O MESMO PERCENTUAL, TUCANO CAI EXPRESSIVOS CINCO PONTOS EM RELAÇÃO À ÚLTIMA PESQUISA E APARECE COM REJEIÇÃO DE 43%; JÁ O PETISTA SUBIU SEIS PONTOS; CHALITA SOBE PARA 7% E SONINHA TEM 4%; BRIGA, AGORA, É POR QUEM VAI PARA O SEGUNDO TURNO COM RUSSOMANNO

O cenário desenhado nas últimas pesquisas de intenção de voto na capital paulista se confirmou de forma expressiva nesta quarta-feira com mais um levantamento do Datafolha. Enquanto Celso Russomanno (PRB) manteve seus 31% na primeira colocação, o candidato do PSDB, José Serra, caiu cinco pontos em relação à última pesquisa e aparece com 22%. Fernando Haddad (PT), por outro lado, subiu seis pontos depois da primeira semana de propaganda eleitoral em rádio e TV e ocupa a terceira posição com 14%.

A partir dos números, o que está em questão agora é quem, Serra ou Haddad, vai para o segundo turno com Russomanno. E, apesar de ainda estar em segundo lugar, o cenário não é bom para o tucano, que vem caindo e vê seu adversário petista subindo.

Gabriel Chalita (PMDB) aparece com 7%, enquanto Soninha Francine (PPS), tem 4% e Paulinho da Força (PDT), 2%. Ana Luiza (PSTU) e Carlos Gianazzi (PSOL) aparecem com 1%, e os demais não pontuaram.

A pesquisa mostra ainda que a rejeição a Serra subiu cinco pontos e alcançou o maior índice desde o início da campanha: 43% dos eleitores não votariam nele "de jeito nenhum". Nas últimas duas eleições, em 2004 e 2008, só o ex-prefeito Paulo Maluf (PP) superou este patamar de rejeição.

Antes do início do horário eleitoral na tevê, Russomanno aparecia 4 pontos à frente de Serra (31% a 27%), mas os dois estavam tecnicamente empatados na liderança. A queda do tucano surpreendeu até os petistas. 

Entre os motivos mais citados para a alta da rejeição do tucano estão o desgaste com a derrota de 2010, a reprovação ao prefeito Gilberto Kassab (PSD) e a renúncia à prefeitura em 2006. A alta de Haddad já era esperada, como consequência da exposição do ex-presidente Lula em seu programa eleitoral. Mesmo assim, os petistas contavam com uma subida mais modesta.

O Datafolha ouviu 1.069 eleitores entre os dias 28 e 29. O levantamento foi realizado em parceria com a TV Globo. A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos.

Brasil 247

Recife: candidato de Eduardo empata com candidato de Lula

Geraldo Júlio
Em pouco mais de um mês ele saiu de 7% das intenções de voto para 29%. Cresceu 22 pontos percentuais. E empatou com Humberto Costa (PT), que na mais recente pesquisa Datafolha caiu de 35% para 29%.

O PT governa Recife há quase 12 anos. O PSB sempre foi seu aliado.

Dessa vez, o governador Eduardo Campos, presidente nacional do PSB, resolveu lançar candidato próprio.

Geraldo Júlio é a Dilma de Eduardo.
Lula, que sempre teve Eduardo como uma espécie de filho político, irritou-se e decidiu empenhar todo o seu prestígio para eleger Humberto.

Tem sido a principal estrela do programa de televisão dele, enquanto Eduardo é a principal estrela do programa de Geraldo Júlio.

A aprovação do governo de Eduardo no Recife está na faixa dos 92%.

Em pesquisas para consumo interno da campanha de Geraldo Júlio, ele já ultrapassou Humberto.

  Blog do Noblat

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Cidadão Teixeirense: Morre aos 89 anos o jurista, escritor e ex-parlamentar Joacil de Britto Pereira


Morreu nesta quarta-feira (29), aos 89 anos, o jurista, ex-parlamentar, escritor e membro da Academia Paraibana de Letras (APL), Joacil de Britto Pereira. Ele estava internado no Hospital Unimed João Pessoa desde o último sábado (25) e faleceu por complicações cardíacas. O corpo está sendo velado na sede da APL, na Rua Duque de Caxias e será sepultado no final da tarde no Cemitério Senhor da Boa Sentença, no bairro do Varadouro.


Joacil de Britto Pereira nasceu no dia 13 de fevereiro de 1923, na cidade de Caicó (RN). Filho de Francisco Clementino Pereira e D. Isabel de Brito Pereira. Era casado com D. Neli Santiago Pereira. Desse enlace nasceram oito filhos: Isabel Cristina, Eitel Santiago , Joacil Filho, Augusto Sérgio, Amneris, Francisco José, Nely e Rodrigo (In Memoriam).
Entre as várias funções públicas exercidas, destacam-se: Secretário do Conselho Penitenciário, Relator de Anais e Debates da Assembleia Legislativa, Secretário de Governo e Chefe da Casa Civil no Governo Flávio Ribeiro, Secretário do Interior e Justiça, no Governo Ivan Bichara e Secretário de Segurança interinamente.


Como participante da vida política paraibana, elegeu-se deputado estadual em duas legislaturas, pela UDN; (1959/1967), elegeu-se deputado federal, pela ARENA (1979/1983), sendo reeleito para o mandato entre os anos de 1983 e 1986. Teve grande passagem na Câmara dos Deputados, onde integrou importantes Comissões (Constituição, Legislação e Justiça, de que foi vice-presidente; de Redação Final de Leis, e de Relações Exteriores). Integrou o colégio de vice-líderes do Governo João Batista Figueiredo, com apreciada atuação no plenário.

Além de membro da Academia Paraibana de Letras, foi presidente da Casa das Letras paraibana, por dez anos. Pertence ao Instituto Paraibano de Genealogia e Heráldica, à Associação Paraibana de Imprensa, à Academia Campinense de Letras, à Academia Brasileira de Ciências Morais e Políticas, da Academia Brasileira de Letras Jurídicas, da Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro – Núcleo da Paraíba e da União Brasileira de Escritores – UBE/PB, sendo presidente fundador das duais últimas.

Era detentor do título de cidadão das cidades de Alagoinha, Bayeux, Guarabira, João Pessoa e Teixeira. A Assembleia Legislativa do Estado, lhe outorgou o título de Cidadão Paraibano.

Joacil de Britto era jornalista, historiador, biógrafo, memorialista e ensaísta. Tem mais de vinte livros publicados. Entre as numerosas obras de sua autoria, destacam-se: O Homem Público Afonso Campos; Idealismo e Realismo na obra de Maquiavel (prêmio nacional do V Centenário de Maquiavel); Uma Vocação Política, De Mestre-Escola a Presidente; Um Título de Cidadão; O Voto Distrital; A Pena de Morte; Argemiro de Figueiredo – a oratória do seu tempo; José Américo de Almeida – a Saga de Uma Vida; publicada em co-edição INL/Gráfica do Senado Federal, lançada em 1987, A Vida e o Tempo (memórias, em 3 volumes).

Da Redação com informações da ALANE
WSCOM Online

Teixeira - PB: 153 anos de emancipação política


Teixeira é um município brasileiro no estado da Paraíba, localizado na microrregião da Serra do Teixeira e integrante da Região Metropolitana de Patos. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2010 sua população foi estimada em 14.153 habitantes. Área territorial de 114 km².História

Comenta Celso Mariz que: o povoamento do Teixeira, como do sertão paraibano se deu como conseqüência do projeto de ocupação do Governo Geral para o interior da Paraíba, após a expulsão dos holandeses. O governador-geral incentivara os baianos para o referido projeto de ocupação, daí um bom número de bandeirantes da Bahia sobem pelo Pajeú em demanda de terras não ocupadas. A serra do Teixeira já vinha sendo atingida pelos grileiros da Casa da Torre, que subiam o mesmo Pajeú. Destaca Coriolano de Madeiros, com a sua autoridade de historiador.

O principal fundador do povoado foi Manuel Lopes Romeu, ou Romeira, proprietário em Natuba, o qual se passou com a família a Sabugi em meado do século XVIII. Homem dado a caçadas, foi a serra em apreço onde encontrou o manancial hoje conhecido pelo nome cacimba de baixo, ao pé da atual cidade. Sombreava a fonte, altaneiro e anoso angico, no qual zumbiam três colméias de uma espécie de abelhas denominadas Canudos, dando o caçador ao local a expressiva denominação Olho-d'Água dos Canudos, depois abreviado em Canudos.

Conservou a tradição que tendo Romeu se demorado na excursão, sua mulher Verônica Lins, tomada de receios, com uma filha e várias serviçais demandaram a serra, abrindo uma vereda que atingiu o platô. Dormiram a meia encosta. Alta noite apareceu uma onça que foi morta a golpes de facão pelas duas mulheres. A trilha transformou-se numa estrada, ainda hoje conhecida pela antiga denominação: ladeira da Onça. Encontrando-se com o marido, manifestou-lhe este desejo para ali se transportar com a família e logo o fez, começando a situar-se.

Notando que precisava de um caminho por onde mais rápido o local se comunicasse com o sertão, a N.E., foi ainda a mulher auxiliada pela filha, quem imaginou o traçado e o executou, conservando até os nossos dias a denominação de estrada da Verônica. Esta via, vingando socalcos, vencendo asperezas, calcando a serra até alcançar os campos sertanejos, perpetou uma vocação raríssima entre as mulheres. Manuel Lopes e seu irmão João Leitão compraram a sesmaria e iniciaram a povoação de Canudos, nome que não pôde sobrepujar ao da Serra do Teixeira, finalmente Teixeira.

Geografia

Quando em 1949, a Lei nº 318 aprovou a divisão territorial na Paraíba com 41 municípios, Teixeira já integrava a divisão político-administrativa do estado. Na década de 50 o município, além da sede, possuía quatro distritos, a saber: Desterro, Mãe D'Água, Imaculada e Cacimbas.

A partir de 1959, com a instalação de uma política municipalista adotada pelo governo brasileiro, com a repercussão na Paraíba, os citados distritos foram desmembrados, passando a condição de cidade, nessa ordem cronológica: Desterro e Cacimbas (1959), Mãe D'Água (1961), Imaculada (1965), Maturéia (1995). O município de Teixeira integra a microrregião geográfica da Serra do Teixeira que compõe a mesorregião do Sertão Paraibano.

A posição geográfica do município de Teixeira é determinada pelo paralelo de 07º13'22 de latitude sul, em sua interseção com o meridiano de 37º15'15 de longitude oeste. Limita-se ao norte com o município de São José do Bonfim, ao leste com Desterro, a oeste com Maturéia e Mãe D'Água e ao sul, com o estado de Pernambuco (Itapetim e Brejinho). A distância entre a cidade de Teixeira e João Pessoa (capital), via Patos, é de 325 km e, via Taperoá, de 308 km.

O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005[6]. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca.

Ecoturismo

Teixeira tem um enorme potencial ecoturístico, sendo que, atualmente, são explorados vários lugares na Serra do Teixeira. Merece referência o Pico do Jabre, pico mais alto da Paraíba, que fica apenas 15 km de Teixeira; o Tendó, vista deslumbrante onde pode-se observar todo meio ambiente, relevo e vegetação do sertão paraibano; Pedra do Talhado onde pode-se praticar um excelente rappel; o cruzeiro, com vista deslumbrante; além da cachoeira, "poço da besta" onde tem uma cachoeira maravilhosa entre pedras. Tudo isso em pleno sertão da Paraíba, mas com clima serrano.

Zé Limeira, o poeta do absurdo

Teixeirense, nascido no sítio do Tauá, hoje é referenciado com o maior poeta surrealista do mundo, sendo alvo de estudos em faculdades francesas, berço do surrealismo. "Escrotidão" poética, pornografia versada, distorções históricas poético-delirantes e prenhes de pseudo-nonsense, métrica ilibada, voz trovejante de bardo nordestino, anéis por todos os dedos, poesia para todos os lados. Seus trajes aberrantes, sua viola, seu matulão pendurado. Esse aí não é ninguém não, é Zé Limeira, o mais mitológico dentre todos os repentistas surgidos no Brasil. Tem gente que até hoje acha que ele nunca existiu. “Vai ver foi um personagem criado pela cabeça fantasiosa de outros repentistas”, diriam os incautos. O compêndio poético de sua obra só chegou ao conhecimento das novas gerações graças ao abnegado trabalho de pesquisa realizado pelo advogado e escritor Orlando Tejo, que resultou no livro "Zé Limeira, poeta do absurdo". Os dois se conheceram em 1950 e o encontro entre narrador e narrado é assim descrito pelo primeiro: “Foi numa nublada tarde de sábado que ouvi pela primeira vez José Limeira.

Filhos ilustres

Jackson Ribeiro
Zé Limeira

Religião

Um dos marcos de Teixeira é sua religião,desde suas sesmarias já se fala em uma forte presença católica em Teixeira, de 1699 temos os primeiros registros. Atualmente Teixeira tem como Padroeira Santa Maria Madalena,e paróco o Padres José Nildo A paróquia de Santa Maria Madalena fundada canônicamente em 6 de outubro de 1857.Contou até o presente momento com 24 padres,tendo sua história dividida em período tridentino e período modernista, existe uma presença de grandes vocacionados em Teixeira,a igreja de Teixeira ofereçe ainda recentemente 3 irmãos sacerdotes os Fragosos A cidade ainda possui várias denominações cristãs, entre elas, Assembleia de Deus, Ação Evangélica, Igreja Adventista do Sétimo Dia, Igreja Evangélica Batista.

Fonte: Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Marta encontra Lula e declara apoio a Haddad

Senadora do PT conversa com ex-presidente e decide participar da campanha em São Paulo

Marta almoçou com o ex-presidente Lula em SP / Divulgação/Instituto Lula

A senadora Marta Suplicy decidiu nesta segunda-feira oficializar seu apoio para Fernando Haddad, candidato do PT na disputa pelo cargo de prefeito em São Paulo.

Marta declarou apoio após almoçar com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na sede do Instituto Lula, em São Paulo.

“Eu falei que estou disponível para tudo”, disse Marta. “Eu estou onde sempre estive, no sentido de dizer que quando começasse a campanha de fato e eu percebesse que faria a diferença, eu entraria. E é isso que eu vou fazer, vou entrar”, completou.

Marta queria disputar a Eleição em São Paulo, mas teve de aceitar a indicação de Haddad por Lula. Desde que foi colocada fora da disputa, a ex-prefeita havia ficado ausente dos eventos oficiais do PT.

Band.com.br

Tribunal de Justiça manda AL suspender 'engavetamento' do empréstimo da Cagepa



A novela do empréstimo da Cagepa vai recomeçar. E não se trata de remake. É fato novo mesmo. O desembargador Genésio Gomes acatou parcialmente liminar impetrada pelo deputado Hervázio Bezerra (PSDB), líder do governo na Assembleia, recomendando que o presidente da Casa, deputado Ricardo Marcelo (PSDB), suspenda o arquivamento do pedido do governo para empréstimo da Cagepa rejeitado pela Comissão de Orçamento e Finanças.

A decisão foi publicada no Diário Oficial da Justiça desta segunda-feira. O desembargador pede pra que Ricardo Marcelo torne sem efeito o ato que determinou o arquivamento do processo legislativo 992/2012. Pra quem não se lembra, o presidente Ricardo Marcelo arquivou, no dia 8 de agosto, o pedido do governo para avalizar o empréstimo de R$ 150 milhões da Cagepa, após o plenário tomar como válido o parecer da Comissão de Orçamento e Finanças da Casa rejeitando o pedido.

O presidente da Assembleia alegou, com base em entedimento jurídico da Procuradoria, conforme anunciou, que seriam necessários 22 votos para derrubada do parecer da Comissão. A bancada governista conseguiu 19 votos.

Na ação, Hervázio Bezerra juntou jurisprudência do STJ alegando que o entendimento é de que o quórum qualificado para derrubar pareceres de comissões poderia ser de maioria absoluta, ou seja, metade mais um, o que dá 19 numa Assembleia de 36 deputados.
“Nunca uma comissão permanente pode ser maior que o plenário, pois assim se criariam comissões com superpoderes”, disse o deputado à época.

O desembargador quer agora explicações por parte da Assembleia. Hervázio acredita que poderá reverter a decisão.

Paraiba.com.br

Será que Cícero tá dando um gelo em Cássio?

O moído da vez na política da Paraíba é a participação do senador Cássio Cunha Lima na campanha do senador Cícero Lucena a prefeito de João Pessoa. Cássio já disse reiteradas vezes que vai participar da campanha de Cícero, vai gravar para o guia e tudo mais. A pergunta que se faz é quando?

Muitas teorias são ventiladas, mas uma surge em minha mente. Cássio já disse que vai, chegou a dizer dias desses que ainda não gravou para o guia de Cícero por que não foi convidado. Cícero por sua vez também confirma a participação do ex-governador, mas não revela de forma clara e pratica como e quando.

Será que Cícero tá dando, como diria minha mãe, um gelo em Cássio. Ora, se o senador já disse que ia participar, ia apoiar o candidato do seu partido, outro no lugar de Cícero já teria colocado a equipe de campanha na porta de Cássio com câmera e microfone para gravar com ele.

Cícero lidera as pesquisas de intenção de voto juntamente com Maranhão. Os outros dois principais candidatos, até então, não ameaçam os dois. Ele chegou a dizer em entrevista na Maratona de Entrevistas do Portal WSCOM, que se Maranhão e ele passassem para o segundo turno, João Pessoa já teria vencido.

Depois de analisar esses dados, acho que Cícero tem protelado a participação de Cássio na sua campanha. Até o momento ele não tem precisado. Talvez ainda guarde um pouco de mágoa do amigo por conta da campanha de 2010 e esteja evitando sua participação na campanha, como se quisesse dizer que agora não precisa dele e ainda teme atrair neste momento a ira de maranhistas que não gostariam de ver Cássio no guia de Cícero.

De fato, o momento agora é outro. Cícero preterido por Cássio em 2010, agora lidera as pesquisas, enquanto a candidata do governador não consegue romper a barreira dos 10%. Cícero está no seu terreno, em João Pessoa, onde Cássio até pouco tempo era considerado palavrão.

Só nos resta esperar as cenas dos próximos capítulos.

Marcos Wéric/WSCOM

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Candidato registra em cartório que doará salário, se eleito

Severino Melo
Abnegando ao salário que, se eleito, tem direito a receber para exercer a função, o candidato a vice-prefeito na chapa do PSOL em Caruaru, Severino Melo (PSOL), decidiu registrar em cartório um documento em que afirma que doará a remuneração. Por força de lei aprovada pela Câmara de Vereadores, o prefeito do município e seu vice têm direito à remuneração de R$ 9 mil e R$ 6 mil, respectivamente. A verba dos 48 meses – além dos 13º salários – , de acordo com o termo, será repassada a entidades carentes e sem fins lucrativos. A “bagatela” dá algo em torno de R$ 312 mil em renúncia.

O termo assinado por Severino Melo, que é servidor aposentado da Polícia Federal e advogado, foi entregue ao 1º Registro de Títulos, Documentos e de Pessoas Jurídicas, Severino no dia 7 de agosto, mas somente agora foi divulgado à Imprensa. No documento, o candidato a vice também pede o registro do slogan de campanha, onde cutuca adversários e agentes que transformam a política em emprego e passa a ter dependência dos cargos.

Em nota encaminhada ao Blog para justificar a renúncia à verba pela qual tem direito, se eleito, Severino Melo critica a postura de políticos que enveredam para a vida pública por conta das benesses e do aumento do patrimônio. O candidato do PSOL considera ainda que as “quatro mazelas” da política brasileira estão no “Analfabetismo Político”, nos partidos com dono, nos “políticos profissionais” e na reeleição.



Blog da Folha

domingo, 26 de agosto de 2012

Cabo Bruno, ex-matador, sai da prisão e se torna pastor


O ex-PM Florisvaldo de Oliveira, o Cabo Bruno, 53, disse nesta sexta-feira (24), um dia depois de deixar a prisão após 27 anos, que sua vida daqui para frente “será fazer a obra de Deus”.
“Sou pastor evangélico. Minha família é evangélica. Deus me preparou nesses 20 anos exatamente para isso”. Informou matéria do site da Folha.

Bruno foi acusado de comandar um grupo de extermínio e de matar mais de 50 pessoas na zona sul de São Paulo nos anos 1980. Ele obteve da Justiça um indulto (perdão judicial) porque cumpriu ininterruptamente mais de 20 anos de sua pena, de 117 anos.

Questionado se viver como pastor lhe traria a renda necessária, disse: “Talvez não no início. Mas, futuramente, sim. Fora isso, eu tenho outros meios. Sou artista plástico. E pretendo fazer algum curso profissionalizante para o caso de emergência”. Ele disse ainda não ter decidido qual curso pretende fazer.

“Embora eu tenha uma idade já meio avançada, Deus me deu saúde, sabedoria, uma mente boa, preservou minha mente”, afirmou.

Cabo Bruno disse estar “ótimo”. “Em liberdade, com a família. É outra vida, né?”. O ex-policial militar não quis se alongar sobre a vida que levou preso. “Fiquei três anos no semiaberto, sem poder sair, só saí dias atrás (no Dia dos Pais). É difícil explicar”.

Ele disse não querer, por enquanto, mostrar o rosto. “Eu terminei com um trauma desse negócio da imprensa. Quanto mais eu puder evitar (ser exposto), é melhor”.

Igreja

Sua mulher, Dayse da Silva Oliveira, 45, é pastora da Igreja Pentecostal Refúgio em Cristo, na vizinha Taubaté. Segundo ela, Cabo Bruno deve ficar um tempo sem aparecer nas reuniões, para evitar o assédio da imprensa e de curiosos, e não atrapalhar a celebração.
Ele foi à igreja há duas semanas, mas não sabe quando passará a ir aos cultos.

Verdade Gospel

sábado, 25 de agosto de 2012

Neil Armstrong, primeiro homem a pisar na Lua, morre aos 82 anos nos EUA


O astronauta Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar na Lua, morreu neste sábado (25) aos 82 anos. A morte foi informada à imprensa dos Estados Unidos por familiares do astronauta.

No começo do mês, Armstrong passou por uma cirurgia no coração para desobstruir uma artéria coronária. Segundo os familires, a morte é decorrente de complicações da cirurgia.

Biografia

Neil A. Armstrong nasceu em Wapakoneta (Ohio) em 5 de agosto de 1930 e ingressou na carreira de astronauta no Estado de Ohio.

Após trabalhar como aviador naval (entre 1949 e 1952), Armstrong passou a trabalhar na Naca, órgão que precedeu a Nasa. Nos 17 anos seguintes, ele trabalhou como engenheiro, piloto de teste, astronauta e administrador da Nasa.

Em 1966, o astronauta também participou da missão Gemini 8 como comandante. Esta empreitada foi a primeira em que foi realizada com o sucesso o emparelhamento de dois veículos no espaço com sucesso.

Armstrong tinha 39 anos quando comandou a tripulação da nave Apollo 11. Ao lado do também astronauta Edwin Aldrin, ele caminhou na Lua por quase três horas, no dia 20 de julho de 1969, vinte minutos após a nave aterrissar no satélite natural da Terra.

Durante o ato, realizado no auge da Guerra Fria, o astronauta americano disse a célebre frase: "Este é um pequeno passo para o homem, um salto gigantesco para a humanidade."
Após a missão Apollo 11 e toda a repercussão da missão, Armstrong saiu da Nasa (Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço) e dedicou-se a dar aulas de engenharia especial na Universidade de Cincinnati até 1979.

Discreto, Armstrong evitava aparições e entrevistas. Em maio deste ano, no entanto, lamentou a decisão do governo norte-americano de fazer cortes no programa espacial, anunciados em 2010.

"A Nasa (agência espacial americana) é um dos investimentos públicos de maior sucesso na motivação dos estudantes para que eles façam bem as coisas e alcancem tudo o que puderem alcançar", disse o ex-astronauta.

Armstrong citou seu próprio exemplo, afirmando que, quando criança, os voos dos militares americanos o motivaram a se esforçar. "É triste que estejamos levando o programa para uma direção em que reduzimos a quantidade de motivação e estímulo que dá aos jovens", afirmou. (Com agências internacionais)

UOL

Orelhões da Oi na Paraíba farão ligações de graça em 179 municípios; veja a relação completa


A partir do dia 30 deste mês, as ligações locais para telefones fixos feitas em orelhões da operadora Oi em 179 municípios da Paraíba não poderão ser cobradas. A medida, determinada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), faz parte do Plano de Revitalização de Telefonia de Uso Público, que começou em agosto de 2011.

A Anatel exigiu de cada uma das concessionárias um plano de vistoria e reparo dos orelhões e melhoria nos sistemas de supervisão. Como a Oi não atingiu integralmente os objetivos do plano, especialmente em relação à densidade de orelhões por número de habitantes e aos reparos nos telefones, foi feito um acordo com a agência para isentar a cobrança da ligação. A gratuidade vale até outubro ou dezembro, de acordo com o problema apresentado pela operadora em cada cidade. A Oi tem atualmente 760 mil orelhões no país.

Desde abril, a mesma proibição de cobrança foi determinada para a Embratel, nas chamadas nacionais de longa distância feitas por meio do código 21 nos 1,5 mil orelhões sob responsabilidade da concessionária. A medida, que vale até 31 de dezembro, foi decidida pela Anatel por causa do desempenho insatisfatório da concessionária na execução do plano de revitalização da telefonia de uso público.

Segundo o superintendente de Universalização da Anatel, José Gonçalves Neto, a estimativa de investimentos de todas as operadoras para o cumprimento do plano de revitalização é R$ 205 milhões. A Oi deverá investir R$ 170 milhões para revitalizar os orelhões do país.

Neto garante que as medidas impostas pela Anatel têm surtido efeito na melhoria da disponibilidade do serviço no país. No caso da Oi, o índice de planta ativa de orelhões era 70% em setembro do ano passado e em junho deste ano passou para 86%. O índice da Embratel passou de 50% para 69% e da Telefônica subiu de 70% para 91%.

VEJA RELAÇÃO: MUNICÍPIO E POPULAÇÃO

  AGUIAR 5.522

 ALAGOA GRANDE 28.426

 ALAGOA NOVA 19.766  

 ALCANTIL 5.261

 ALGODÃO DE JANDAIRA 2.378  

 AMPARO 2.104

 ARACAGI 17.157

 ARARA 12.738  

 ARARUNA 19.054  

 AREIA 23.652  

 AREIA DE BARAÚNAS 1.913

 AREIAL 6.503

 AROEIRAS 19.048  

 ASSUNÇÃO 3.565

 BAÍA DA TRAIÇÃO 8.129

 BANANEIRAS 21.801  

 BARAÚNA 4.301  

 BARRA DE SANTA ROSA 14.287  

 BARRA DE SANTANA 8.198  

 BARRA DE SÃO MIGUEL 5.645

 BELÉM DO BREJO DO CRUZ 7.153  

 BERNARDINO BATISTA 3.115

 BOA VENTURA 5.687

 BOA VISTA 6.322

 BOM JESUS 2.416

 BOM SUCESSO 5.016

 BONITO DE SANTA FÉ 10.925

 BOQUEIRÃO 16.966

 BORBOREMA 5.140  

 BREJO DO CRUZ 13.219

 BREJO DOS SANTOS 6.217

 CABACEIRAS 5.092

 CACHOEIRA DOS ÍNDIOS 9.617

 CACIMBA DE AREIA 3.574

 CACIMBA DE DENTRO 16.743  

 CACIMBAS 6.846

 CAJAZEIRINHAS 3.047

 CALDAS BRANDÃO 5.674

 CAMALAÚ 5.771

 CAMPINA GRANDE 387.643

 CAMPO DE SANTANA 10.329

 CAPIM 5.710

 CARAÚBAS 3.925  

 CARRAPATEIRA 2.410

 CASSERENGUE 7.096  

 CATOLÉ DO ROCHA 28.922

 CATURITÉ 4.571

 CONDADO 6.591

 CONGO 4.690

 COREMAS 15.150

 COXIXOLA 1.787

CRUZ DO ESPÍRITO SANTO 16.157

 CUBATI 6.903

 CUITÉ 19.980  

 CUITÉ DE MAMANGUAPE 6.208

 CUITEGI 6.861

 CURRAL DE CIMA 5.200  

 CURRAL VELHO 2.501

 DAMIÃO 4.946  

 DIAMANTE 6.593

 DONA INÊS 10.476  

 DUAS ESTRADAS 3.624

 ESPERANÇA 31.320

 FAGUNDES 11.368

 FREI MARTINHO 2.934

 GADO BRAVO 8.365  

 GURINHÉM 13.875

 GURJÃO 3.187

 IBIARA 6.004

 IGARACY 6.144

 IMACULADA 11.388  

 INGÁ 18.234

 ITAPORANGA 23.351

 ITAPOROROCA 17.178

 ITATUBA 10.264

 JACARAÚ 13.967

 JERICÓ 7.547  

 JUAZEIRINHO 16.922  

 JUNCO DO SERIDÓ 6.695

 LAGOA 4.668  

 LAGOA SECA 26.034

 LASTRO 2.820

 LIVRAMENTO 7.176

 LOGRADOURO 3.984

 LUCENA 11.882

 MARCAÇÃO 7.717

 MASSARANDUBA 12.994  

 MATARACA 7.526

 MATINHAS 4.339  

 MATO GROSSO 2.723  

 MATURÉIA 6.009  

 MONTADAS 5.068

 MONTE HOREBE 4.538  

 MONTEIRO 31.095

 MULUNGU 9.506

 NATUBA 10.566

 NAZAREZINHO 7.266  

 NOVA FLORESTA 10.523  

 NOVA OLINDA 6.040

 NOVA PALMEIRA 4.421  

 OLHO D'AGUA 6.862

 OLIVEDOS 3.660  

 OURO VELHO 2.936

 PARARI 1.242

 PASSAGEM 2.252

 PAULISTA 11.828

 PEDRA BRANCA 3.723

 PEDRA LAVRADA 7.541  

 PEDRAS DE FOGO 27.389  

 PEDRO RÉGIS 5.795

 PIANCÓ 15.511

 PICUÍ 18.247

 PILAR 11.261

 PILÕEZINHOS 5.134

 PIRPIRITUBA 10.336

 POCINHOS 17.197  

 POÇO DANTAS 3.745

 POÇO DE JOSÉ DE MOURA 4.012  

 PRATA 3.887

 PUXINANÃ 12.995

 QUEIMADAS 41.297

 REMÍGIO 17.786  

 RIACHÃO 3.302

 RIACHÃO DO BACAMARTE 4.288

 RIACHÃO DO POÇO 4.200

 RIACHO DE SANTO ANTÔNIO 1.752

 RIACHO DOS CAVALOS 8.333

 RIO TINTO 23.027

 SALGADINHO 3.561

 SANTA CECÍLIA 6.642  

 SANTA CRUZ 6.471

 SANTA HELENA 5.352

 SANTA INÊS 3.538  

 SANTA TERESINHA 4.570

SANTANA DE MANGUEIRA 5.297

 SANTANA DOS GARROTES 7.219

 SANTARÉM 2.619

 SANTO ANDRÉ 2.626

 SÃO BENTO 31.236

 SÃO DOMINGOS DE POMBAL 2.882

 SÃO DOMINGOS DO CARIRI 2.438

 SÃO FRANCISCO 3.356

 SÃO JOÃO DO CARIRI 4.329

 SÃO JOÃO DO RIO DO PEIXE 18.198

 SÃO JOÃO DO TIGRE 4.389

 SÃO JOSÉ DA LAGOA TAPADA 7.562

 SÃO JOSÉ DE CAIANA 6.031  

 SÃO JOSÉ DE ESPINHARAS 4.733

 SÃO JOSÉ DE PRINCESA 4.161

 SÃO JOSÉ DO BONFIM 3.268  

 SÃO JOSÉ DO BREJO DO CRUZ 1.696

 SÃO JOSÉ DO SABUGI 4.018

 SAO JOSE DOS CORDEIROS 3.973

 SÃO JOSÉ DOS RAMOS 5.555

 SÃO MIGUEL DE TAIPÚ 6.743  

 SÃO SEBASTIÃO DE LAGOA DE ROÇA 11.119  

 SÃO SEBASTIÃO DO UMBUZEIRO 3.261

 SAPÉ 50.357  

 SERIDÓ 10.316  

 SERRA BRANCA 13.038

 SERRA DA RAIZ 3.186

 SERRA GRANDE 2.984

 SERRA REDONDA 7.030

 SERRARIA 6.206

 SERTÃOZINHO

 SOBRADO 7.410  

 SOLÂNEA 26.505  

 SOLEDADE 13.868

 SÔSSEGO 3.213  

 SUMÉ 16.139

 TAPEROÁ 15.015

 TEIXEIRA 14.254

 TENÓRIO 2.839

 TRIUNFO 9.233

 UMBUZEIRO 9.306  

 VIEIROPÓLIS 5.074

 VISTA SERRANA 3.542

 ZABELE 2.092

Portal Correio da Paraíba