Radio Planeta Rei

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE A ENQUETE: "Quem você acha que seria o melhor vice-prefeito para Teixeira?"

Recebi durante a semana denúncias de leitores contra a  enquete   realizada por este blog, com a seguinte pergunta: “Quem você acha que seria o melhor vice-prefeito para Teixeira?”.

De acordo com os leitores, a referida enquete poderia ser facilmente manipulada, uma vez que uma mesma pessoa tinha condições de votar várias vezes no mesmo computador. Eu fui conferir de perto se isso  era possível mesmo.  Pesquisei em outros sites que tratavam de enquetes de blogs, principalmente dos blogs hospedados no site da Blogger. E a resposta que obtive foi afirmativa: sim, é possível uma única pessoa votar várias vezes no mesmo computador.

Gostaria de esclarecer que antes das denúncias, eu não tinha conhecimento disso. Sabia sim, que a mesma pessoa que votou no seu computador poderia votar em um outro computador diferente, e até em navegadores diferentes.

Reafirmo que a tal enquete não se tratava de pesquisa eleitoral, prevista no art. 33 da Lei nº 9.504/97, e sim de mero levantamento de opiniões, sem controle de amostra, o qual não utiliza método científico para a sua realização, dependendo, apenas, da participação espontânea do interessado.

Diante do exposto resolvi excluir a enquete e não apresentar a divulgação do seu resultado final.

Por Antonio Fragôso Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário